Ranking - Regulamento
GIRA REÚNE CORRIEDALISTAS NA REGIÃO DE SANTIAGO


Realizou-se com sucesso a Gira Anual do Corriedale, promovida pela Associação com a intenção de mostrar e valorizar o destacado criatório existente na região dos municípios de Santiago e Unistalda. Desde o primeiro contato feito com os criadores João Batista Cardoso de Lima e Oscar Vitorino, tínhamos certeza de que a Gira seria exitosa, pois os dois se propuseram montar a programação, contando com o apoio do Sindicato Rural daquelas localidades.


A presença de mais de cinquenta pessoas, oriundas de dez municípios do Rio Grande do Sul, acompanhados do casal Benta, de Curuzu Cuatia, Argentina e da revista La Propaganda Rural com os companheiros uruguaios Gabriel Becco e Daniel Rosmarino, aumentou o brilho do evento.

 

1º DIA


O programa foi cumprido à risca, pois na sexta feira, dia 26 de abril, a partir do meio dia, com as boas vindas do João Batista, do Oscar e dirigentes do Sindicato, os corriedalistas foram se reunindo no Hotel São João, estabelecimento confortável com atendimento diferenciado, seguindo para o restaurante anexo, onde almoçaram e confraternizaram, abraçando o aniversariante João Batista.

 

            

 


Conforme combinado, às 14:30, saímos em comboio para a propriedade do Sr. Eliseo de Jesus, Fazenda Santo Izidro, que fica no município de Unistalda. Fomos recebidos pelo proprietário e sua família, com a presença do Ceratti, técnico da ARCO, que atende a região. Com simplicidade, mas demonstrando orgulho pelo trabalho que desenvolve, o Sr. Eliseo fez um breve relato sobre o início de sua criação e com o auxílio do técnico foi apresentando os animais que estavam separados nas mangueiras. Os corriedalistas presentes puderam observar os animais de perto e o rebanho formado por ovelhas de qualidade, com troncos alongados, agradou a todos. Foram aparecendo perguntas sobre o manejo, respondidas com a certeza de quem sabe o faz.

 

Aproveitando o momento, foram discutidos assuntos pertinentes à cadeia produtiva, como comercialização da lã, abate de cordeiros, valorização da carne ovina, evolução da raça, caras tapadas ou destapadas, uso de carneiros que levem a melhorar a conformação, entre outros assuntos. Ao final da tarde, após a entrega de um mimo que marcava a visita dos corriedalistas, o Sr. Eliseo, com os seus fortes 72 anos, mostrou outra exitosa vocação, uma sala repleta de troféus conquistados por sua atuação nos rodeios, atirando o laço com competência. Sucos de abacaxi e laranja saciaram a sede e gostosos pãezinhos feitos pela família foram oferecidos e muito apreciados.
Todos saíram com a impressão de que naquela propriedade a raça Corriedale está em boas mãos e a ABCCorriedale agradece a gentileza do Sr. Eliseo e sua família em disponibilizar a propriedade para a visita.


A noite fomos recepcionados pelo Sindicato Rural, em sua sede social, com uma saborosa galinhada e acompanhamentos. Em um ambiente de confraternização, a presidente Elisabeth Lemos, acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Correa de Mello e do tesoureiro Luiz Claudio Pereira, agradeceu a presença de todos e apresentou algumas ideias que estão sendo implementadas nesta gestão, entre eles a certificação da carne Corriedale, a participação da raça na Expointer, a campanha de novos sócios e a arrecadação de numerário para o caixa através de doações e da rifa.


Uma surpresa estava programada para o criador João Batista, aniversariante do dia, quando todos cantaram várias versões do Parabéns a Você e um bolo cheio de velinhas entrou no recinto, trazido pela sua esposa Beatriz. As horas foram passando, os corriedalistas confraternizando, ficando para o final o agradecimento da ABCCorriedale para o Sindicato Rural que apoiou a organização da Gira.

 

                   

 

2º DIA


Todos se reuniram no farto café da manhã do Hotel e às 8:30, com a presença de dois guias, pessoal do Sindicato, fomos levados em duas turmas, os pontuais e os retardatários, para a Cabanha Cristal da Pedreira, propriedade de João Batista Cardoso de Lima. Fomos recebidos pelo próprio Batista, que no meio do campo orientava o estacionamento. Uma faixa de boas vindas e uma pequena caminhada levavam a uma caprichada mostra dos animais, que estavam separados em pequenos bretes, armados ao longo de uma acolhedora sombra. Carneiros, borregas e ovelhas PO RGB e SO, bem como borregos PO já racionados, puderam ser revisados e analisados por todos. Contando com a ajuda do Seu Topo e Seu Carlos, dois tradicionais cabanheiros que acompanharam o Luiz Pedro e a D. Beth, mais a equipe do Batista, chefiada pelo Seu Daniel, muitos se debruçaram ou entraram nos bretes para revisar e fotografar os animais.

 

                    


Convidados pelo Batista, fomos levados para a entrada do jardim de sua casa, onde estavam colocadas cadeiras em círculo em uma aprazível sombra, quando o anfitrião fez um relato de seu início como corriedalista, enumerou os carneiros comprados ao longo da trajetória da cabanha, falou sobre o Corriedale que deseja ter, sua orientação para animais grandes, carcaçudos e com bons velos, também falou da dificuldade de implementar pastagens. Grupos se formaram e foram novamente analisar os animais, que demonstraram uma evolução positiva entre as matrizes mais velhas e os animais mais novos. A Cabanha Cristal, que já foi vencedora na Expointer, tem vendido seus carneiros a muitas cabanhas importantes da raça.


A visita finalizou com um gostoso oferecimento de salgadinhos, sucos e refrigerantes embaixo da varanda de uma acolhedora casa, cercada de flores e exuberante vegetação. Agradecimento à família ficou materializada na entrega de lembrança, marcando a presença da família corriedalista nesta Gira e a tradicional foto do grupo, clicada pelo Gabriel Becco.


Saímos em direção ao Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santiago, onde estavam os animais de Oscar Vitorino, que aproveitou o evento para realizar um remate. Imediatamente foram revisados os lotes de ovelhas PO, borregas Po e SO, que mostravam a excelente qualidade da criação da Cabanha Boa Nova, o que lhe deu ao longo de sua trajetória grandes campeonatos na Expointer e nas demais exposições que participou.
Um almoço foi oferecido aos participantes da Gira e mais algumas pessoas da região que se juntaram para este momento. Após uma pausa e enquanto a organização do remate finalizava os últimos preparativos, o pessoal ficou descansando embaixo de aprazível sombra, buscando a brisa que soprava em um dia bastante quente.

 

                     


No início do remate, Oscar agradeceu a presença de todos e colocou seus animais à apreciação, desejando bons negócios. Pediu a palavra o Sr. Benta, criador argentino que acompanhou a Gira, fazendo uma retrospectiva de tudo o que viu durante a Gira, expressando sua opinião sobre os animais, aconselhando os criadores e finalizou parabenizando a Associação e, principalmente elogiou o espírito de amizade que constatou durante o convívio que manteve durante a Gira. Agradeceu as gentilezas recebidas por ele e sua senhora. A ABCCorriedale também materializou o seu agradecimento a Cabanha Boa Nova, entregando uma lembrança ao Oscar Vitorino e sua família.


O remate começou com muita disputa entre os interessados, pois os animais oferecidos tinham muita qualidade. Como bem se referiu o criador José Inácio de Andrade Freitas, o Aca, “é muito difícil ter a disposição um trabalho bem feito, este material custa mitos anos para ser feito”. O maiores preços ficaram entre R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 e foram adquiridas por destacadas cabanhas, entre elas a Escondida, a São Matheus, a Vista Alegre, a Santa Amália, a Cristal, a Caldeirão, entre outras. Tivemos também a importante aquisição de um novo associado Luiz Fernando Schmidt e família, que iniciou neste remate sua cabanha em Dilermando de Aguiar, adquirindo excelente material.


As despedidas foram começando ao final da tarde e as saudades deste encontro povoaram a nossa memória. Novas giras irão acontecer e temos certeza que muitos mais se unirão em torno da ABCCorriedale. O próximo evento da raça será durante a Fenovinos, que se realizará em Julio de Castilhos de 15 a 18 de maio próximos.

 

 

Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi