Ranking - Regulamento
Mainardi defende melhor gestão na ovinocultura


 O seminário Ovinos da Campanha 2013, aconteceu em Santana do Livramento - Foto: Fernando Dias
Na tarde desta segunda-feira (22), o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, apresentou os projetos que visam o desenvolvimento da ovinocultura gaúcha, durante o seminário Ovinos da Campanha 2013, realizado no município de Santana do Livramento.


Segundo Mainardi, embora a criação de ovinos faça parte da tradição do produtor gaúcho, a ovinocultura gira em torno da renda e, por isso, estão sendo desenvolvidas políticas de estímulo ao setor. “Há muitos anos se ouve falar que precisamos alavancar a ovinocultura, e nós já avançamos muito com o programa Mais Ovinos no Campo e com a ativação do Fundovinos. O fundamental é que nós contamos com o apoio e a sensibilidade do Governo do Estado”.


Entre os problemas apontados por Mainardi está a gestão na propriedade. Conforme ele, o fortalecimento da assistência técnica junto aos estabelecimentos é essencial para a capacitação e qualificação, assim os manejos adequados passam a ser adotados e o resultado é o aumento da taxa de natalidade nos rebanhos.
Além disso, o secretário defende que o produtor precisa estar integrado à indústria e ao mercado. “Precisamos caminhar para que o produtor saiba por quanto ele vai vender e que a indústria possa oferecer carne o ano inteiro. Para isso também é fundamental o envolvimento das associações de raça”, afirma Mainardi.

 


Câmara Setorial


A palestra do secretário Mainardi ocorreu após a reunião da Câmara Setorial da Ovinocultura que, pela primeira vez se reuniu no interior do Estado, e, nesta oportunidade, validou dois projetos que visam o desenvolvimento do setor. O primeiro, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Carlos Ferrugem, visa a ampliação do gene Booroola, o qual tem por finalidade o aumento da prolificidade em ovinos. Já o segundo projeto, apresentado por Rafael Renner, representante da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale (ABCC), foi o de certificação da carne e da lã da raça corriedale, que tem como objetivo agregar valor à produção, além da criação de uma marca para certificação de origem.


O seminário é uma realização da Associação e Sindicato Rural de Santana do Livramento, da Prefeitura Municipal e do programa Juntos para competir, parceria entre Farsul, Senar e SEBRAE.


Participaram do evento, que acontece no auditório da Unimed, localizado na avenida Vinte e Quatro de Maio, nº. 1016, e se encerra amanhã (23), autoridades locais, secretários da Agricultura de municípios da região, técnicos, associações de raças e produtores rurais.

 

por Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi