Ranking - Regulamento
EXPOINTER 2013 JULGAMENTO MORFOLÓGICO


 

A Expointer, maior exposição da América Latina, a vitrine do agronegócio gaúcho, brasileiro e internacional, realizou-se de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, município que faz parte da Grande Porto Alegre.

 

Esta edição foi marcada por muita chuva, por cinco dias consecutivos, trazendo graves consequências, pistas de julgamento alagadas, bem como parte do setor de exposição do maquinário agrícola e os estacionamentos de veículos.
Entretanto nada pode prejudicar a pujança da genética exposta, a qualidade dos animais apresentados, os cuidados dispensados pelos tratadores e a ansiedade dos proprietários pelos vereditos dos jurados. A raça Corriedale teve 64 animais inscritos, de 24 expositores de 16 municípios gaúchos.

 

 

Os jurados convidados foram Santiago Saenz, criador uruguaio da Cabanha Monzón Chico e Carlos Cleber Dias Leal, ex-presidente da ABCCorriedale e atual presidente da Cooperativa Tejupá. Atuou como árbitro o superintendente do Registro Genealógico da ARCO, Edemundo Gressler. O secretário foi o técnico Sergio Munhoz. 

 

 

 

Após os esforços para arrumar a pista de julgamento, no dia 26 de agosto, uma 2ª feira, às 10 horas da manhã, foi iniciado o julgamento das categorias de fêmeas com a afluência de uma grande assistência. A diretoria da ABCCorriedale ficou muito contente com a presença do público corriedalista, que formou uma grande e categorizada moldura para a pista de julgamento. 

 

 

Presente o presidente da Associação de Corriedale do Uruguai, Salvador Garcia Pintos, à frente uma numerosa delegação de criadores do País coirmão. Também o representante da Associação Argentina, Rafael Savino, que assistiu aos julgamentos e veio falar sobre o Congresso Mundial do Corriedale 2014, que acontecerá em Buenos Aires.

 

Os ex-presidentes da ABCCorriedale João Degrazzia Matas, Jair Menezes, José Inácio de Andrade Freitas, José Roberto Pires Weber, além do jurado Carlos Cleber Leal, mostrou o fortalecimento do congraçamento em torno da entidade.
Com pausa ao meio dia, o julgamento recomeçou à tarde com as categorias dos machos, sendo que os Grandes Campeonatos foram escolhidos a tardinha, criando grande expectativa entre os expositores e assistência, que não se afastaram até a conclusão dos trabalhos.

 

 

 Momento da consagração da Grande Campeã, JEP 234, de Luiz Claudio Pereira/Fernanda Scardoell e filhos, Cabanha Santa Cecilia

 

 


Traíras foi o Grande Campeão para a alegria da família do Cond. Parrásio Simões Collares Fº

 

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi honrou os criadores com sua presença, assistindo a escolha do Grande Campeão e fazendo a entrega da respectiva escarapela. Seus assessores distribuíram para todos os tratadores o Guia Prático da Ovinocultura, publicação ilustrada montada pela SEAPA com conteúdo muito útil para novos e experientes criadores. 

 

 

 

 

 

EXPOINTER 2013

CONFRATERNIZAÇÃO E HOMENAGENS

 

Na noite do dia 26, a “casinha” do Corriedale ficou pequena para receber tantos convidados, que atenderam o convite para confraternizar e homenagear pessoas que muito fizeram pela raça e pela Associação. Um grupo de senhoras corriedalistas ajudou na arrumação do espaço, dando valioso suporte à presidente. (0276, 0277 e 0279)
Cristina Soares Ribeiro, 1ª Secretária, foi a mestre de cerimônia, conduzindo o roteiro programado, agradecendo as autoridades que prestigiaram o evento. 

 

  

 

A seguir a presidente Elisabeth Lemos saudou os presentes, fez uma breve explanação da situação da ABCCorriedale, elogiou aqueles que contribuíram fazendo doações e que compreenderam a necessidade da venda dos números da rifa da TV LED 42 polegadas Full HD, que seria sorteada naquela instante. O sorteio foi feito pela jovem Luisa e os felizardos foram Cristina e Lauro Antônio Fittipaldi.

 

  

 

A ABCCorriedale possui um troféu que é entregue à família daqueles que deixaram para os corriedalistas “Um Bom Legado”. Neste ano, os homenageados foram Joaquim Soares Filho e Gil Dutra de Farias.
Prosseguindo foi projetado o vídeo sobre a vida do primeiro homenageado e a presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pelo grande amigo que Seu Joaquim foi. A família de Joaquim Soares Filho recebeu a homenagem e seu filho Paulo Sergio Soares agradeceu emocionado. 

 

  

 

Na sequência o vídeo contando a trajetória da Cabanha Tapera Branca e seu proprietário Gil Dutra de Farias. A presidente lembrou o grande legado deixado pelo “Seu Gilão”. Filhos e netos receberam o troféu das mãos da Sra. Lidia Azevedo Soares, Presidente de Honra da Corriedale e, em nome da família, falou agradecido o filho Nei. A filha Virginia entregou um quadro contendo a Oração da Ovelha, escrita pelo Se Gil, para que fique perpetuada nas paredes da “casinha do Corriedale”. 

 

  

 

Mais uma merecida homenagem foi criada na gestão passada, que incentiva o trabalho dos jovens, que serão o futuro da Associação, dando continuidade ao trabalho de seus pais e avós. Neste ano foi indicado João Antônio Fittipaldi para receber o troféu “Jovem Corriedalista”, pois desde cedo esteve ao lado dos ovinos, sempre mostrando dedicação. João Antônio, mais conhecido como Bola, recebeu a homenagem das mãos de seus orgulhosos e emocionados pais Cristina e Lauro. Bola fez um agradecido reconhecimento aos que o ajudaram e à Associação.

 

 

 

Aproveitando a oportunidade a ARCO, através de seu presidente Paulo Afonso Schwab, fez elogios à dedicação do João Antônio, que vinha fazendo um estágio para se tornar técnico, sendo aprovado para assumir o cargo. Schwab chamou Francisco Perelló, Superintendente do Registro para que neste momento fizesse o credenciamento do novo técnico. Sendo assim foram apostas as assinaturas no contrato de credenciamento.

 

  

 

Anunciando a aposentadoria como técnico, o pai Lauro Fittipaldi entregou suas tatuadeiras ao filho e a ARCO prestou homenagem, agradecendo o trabalho competente feito ao longo dos anos, entregando-lhe uma significativa placa.

 

  

 

Mais uma vez a presidente agradeceu a participação de todos e convidou que ficassem cofraternizando, desfrutando do coquetel oferecido.

 

 

EXPOINTER 2013

ENTREGA DE PRÊMIOS E REMATE

 

Na noite do dia 27 de agosto, no local de remates, que foi integrado ao lounge da pista de ovinos, criando um ambiente muito acolhedor, um pedido feito pela presidente Beth Lemos à Farsul. Fica registrado o agradecimento ao Dr. Sperotto e Dr. Schardong e ao funcionário Miltinho, que não mediu esforços para atender a solicitação. 

 

  

 

Um grande grupo de criadores compareceu lotando o local, aproveitando o serviço oferecido pela Associação, aos cuidados da Chef Noely. Mais uma vez a secretária Cristina Soares foi a mestre de cerimônia.

 

Anunciando a chegada do Secretário da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, a presidente começou a solenidade agradecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela SEAPA, com o empenho do Secretário e o Programa Mais Ovinos no Campo. Ao final da manifestação, entregou ao homenageado um quadro conferindo-lhe o Diploma de Sócio Honorário da ABCCorriedale. O Secretário Mainardi agradeceu sensibilizado e disse da sua vontade em continuar trabalhando pela ovinocultura gaúcha e prometeu melhores acomodações na pista de julgamento.

 

 

 

Na continuação com a presença dos Sr. Diego Brasil pelo Marfrig Group e dos Srs. Luiz Pacheco, Claudio Bortollini e José Antônio Dias pela Paramount Têxteis foram assinados os convênios de parceria, celebrados pela ABCCorriedale e as Indústrias Laneira e Frigorífica. Com a assinatura destes convênios a Associação quer fazer um trabalho de aproximação da indústria com os produtores.

 

 

 

Seguindo o roteiro, passou-se a fazer a entrega de prêmios aos vencedores da Expointer. A presidente convidou o vice Geraldo Mello para entregar aos jurados e árbitro uma recordação de seu trabalho e ela obsequiou as esposas dos mesmos. Os prêmios oferecidos tiveram o patrocínio das Rações Supra, Sicredi e Paramount.

 

   

 

Os representantes destas empresas marcaram presença na festa.

  

 

Com o julgamento da Expointer foi encerrado o Ranking 2013, que contou com as etapas da Agrovinos, Feovelha, Expo Herval e Fenovinos.

 

Os vencedores foram Cabanha Santa Cecília, Cabanha Vista Alegre e Cabanha São Matheus, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar no somatório dos pontos.

 

  

 

Um prêmio muito esperado é o de Melhor Cabanheiro Tratador, escolha feita pelos jurados, que observaram a atuação durante o julgamento. Neste ano foi escolhido Plácido Conde, o Paulinho. Para entregar a homenagem da ABCCorriedale, a presidente chamou dois criadores estreantes na Expointer, Paulo Assunção e Silvio Lindner, que confiaram seus animais a ele.

 

 

 

Remate

Sob o comando de Eduardo Knorr, o remate da raça começou com duas novidades, a venda da barriga da Crande Campeã e cinco cotas de 10 coberturas cada do carneiro Terceiro Melhor Macho da Expointer, ambos de propriedade de Luiz Claudio L. Pereira.

 


Houve rápida aceitação e logo após foi arrematado o Reservado Grande Campeão, de propriedade de Claudio de Medeiros Bofill, Cabanha Três Marias, por R$ 26.000,00 para Martim Marona Pons e Sergio Luiz Oliveira, Cabanhas Floresta e Oliveira.

 

O remate deste ano foi em torno de 150% mais valorizado em relação ao do ano passado. A oferta de fêmeas foi totalmente vendida, havendo interesse por mais exemplares. O total da venda ficou em R$ 78.140,00.

Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi