Ranking - Regulamento
ABCCORRIEDALE REALIZA REUNIÃO PARA AFINAR CRITÉRIOS DE JULGAMENTO


 

Nos dias 12 e 13 de junho, na Cabanha Vista Alegre em Pedras Altas, foi realizada a primeira reunião com as pessoas indicadas na Assembleia Geral Extraordinária, realizada durante a Fenovinos em Caçapava do Sul. O grupo composto dos 15 nomes mais votados foram recebidos pela presidente Elisabeth Lemos, que elaborou a programação junto com os integrantes do CDT da entidade Helena Cunha, Lauro Antônio Fittipaldi e José Inácio de Andrade e Freitas e com a colaboração de Edmundo Gressler, Superintendente do Registro Genealógico da ARCO.

 

Às 14 horas da sexta-feira, 11de junho, iniciaram os trabalhos com a palavra da presidente, agradecendo a presença de todos. De imediato foram projetadas lâminas com o standard da raça, sendo discutido item após item, do padrão racial, defeitos desclassificantes ou não, ilustrados com fotos, com a manifestação de todos os presentes. Fotos dos Grandes Campeões das edições da Expointer desde 1972, machos e fêmeas, foram apreciadas, evidenciando a grande evolução da raça Corriedale.

 

Os assuntos mais debatidos foram o grau de lã na cara, a micronagem máxima para animais apresentados em exposições, as manchas permitidas em orelhas, a conformação carniceira balanceada com a produção de lã, pigmentação e cascos rajados, entre outros importantes detalhes.

 

Após breve coffee break, o Superintendente da ARCO apresentou dados estatísticos dos últimos cinco anos sobre a micronagem dos animais expostos nas edições da Expointer. Os anos de 2010 e 2011 mostraram valores elevados, sendo que em 2012 houve uma baixa acentuada, sendo que em 2013 e 2014 notou-se uma estabilidade, comprovando a conscientização dos criadores em ajustar seus produtos ao mercado. Também os dados, até agora obtidos, pelo programa de fomento à qualidade da lã dos rebanhos, parceria da ARCO com a SEAPA e Prefeituras, foram muito satisfatórios, pois foi constatado que os rebanhos, até agora examinados, estão dentro dos parâmetros da raça.

 

Edmundo apresentou ainda o Regulamento de Exposições, em especial as divisões de categorias e a eliminação no caso da troca de dentição antecipada, bem como as Normas do Colégio de Jurados, incluindo o item Ética no Julgamento.

 

A jornada foi encerrada com a certeza de que ali estavam pessoas trabalhando em prol da raça Corriedale, com proposições objetivas, discutidas em alto nível, com o intuito de traçar rumos para todos e, principalmente, valorizar a raça que criamos.

 

Na manhã seguinte, 8:30 h do dia 13 de junho, começou o trabalho a nível de campo. Nas mangueiras e bretes foram revisados lotes de cordeiros (futuros reprodutores) PO, RGB e PC; trios de borregas e ovelhas SO para julgamento; escolha de melhor velo, conformação e animal; apresentação de lote de ovelhas PO, entre outros serviços inerentes aos jurados e técnicos.

 

Por volta das 13:30h encerrou-se a parte prática do encontro. Após o almoço, uma última reunião, novamente com depoimentos dos presentes, expressando a certeza de que estamos no caminho certo, com a fixação e consolidação do Corriedale Brasileiro, bons velos em cima de uma conformação sólida, com produção de excelentes cordeiros para atender o mercado ávido em carne ovina de qualidade.

 

Próxima reunião será realizada dia 18 de julho, na Cabanha Santa Filomena, em Santana do Livramento, de propriedade de Jorge Antônio e Claudia Remedi Guerra. Poderão participar associados da ABCCorriedale, técnicos da ARCO e interessados que deverão confirmar sua presença pelo e-mail jorgeguerra@brturbo.com.br

 


Listagem inicial de jurados da raça Corriedale
- Alexandre Burck Cassal
- Daniel Barros de Barros
- Danilo Farias
- Edmundo Ferreira Gressler
- Elisabeth Amaral Lemos
- Gustavo Caringi Velloso
- Helena Cunha
- Jair Menezes
- João Antônio K. Fittipaldi
- João Degrazzia Matas Solés
- Jorge Antônio Remedi Guerra
- José Inácio de Andrade Freitas
- José Galdino Dias
- Lauro Antônio Mandarino Fittipaldi
- Luiz Carlos Abascal
- Ronaldo Carpes da Costa
- Sergio de Menezes Munhoz

 

CLICK E VEJA A GALERIA DE FOTOS

 

Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi