Ranking - Regulamento
Excelente momento na comercialização de carne ovina


    Confirmando o excelente momento na comercialização de carne ovina sentido pelo segmento no Brasil, o 1º Concurso de Carcaça de Cordeiro – ABACO se desenvolveu num clima de otimismo entre produtores, organizadores e visitantes da 3° Agrovinos e 2° Nacional do Corriedale.

 

     Com a importante presença de 19 lotes das raças ideal, corriedale, ronney marsh e cruzas texel-corriedale, que foram destribuidos nas categorias de raças com aptidão laneira, raças com aptidão carniceira e cruzamentos orientados os cordeiros foram julgados em vivo e após o abate.

 

    Na avaliação dos jurados Dra. Maria Alice Fernández Avellanal e do Dr. José Paulo Vieira Costa a qualidade apresentada pelos lotes do concurso refletiu o grande potencial genético que o rebanho Gaúcho tem para produzir carne de qualidade.

 

    Esse aspecto fica plenamente caracterizado quando encontramos carcaças provenientes de cruzamento, com 19,50 cm de área de olho de lombo, com excelente acabamento. Outro animal de destaque foi uma carcaça da raça ideal com 12,20 cm de área de olho de lombo, com 20,30 kg de peso e extremamente equilibrada de conformaçao e acabamento.

 

     Assim como encontramos no lote ganhador do concurso cordeiros da raça corriedale pesando em média 48,30 kg de peso vivo médio, onde se encontrava um índivíduo com 15,90 cm de área de olho de lombo e o melhor animal das raças com aptidão carniceira um cordeiro da raça romney marsh com 50,50 kg de peso vivo, com uma carcaça muito bem equilibrada e bom acabamento de gordura.

 

     Na opinião do gerente de fomento do Grupo Marfrig no RS, Diego Alagia Brasil o evento foi muito importante propiciando o encontro de produtores comerciais, cabanheiros e a industria, quer seja de lã como de carne, e autoridades, alinhando interesses do setor e aprocimando aproximação dos elos da cadeia comercial da ovinocultura regional.

 

Veja os lotes premiados no concurso (PDF)

 

Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi