Ranking - Regulamento
Expointer 2011 - Congresso Mundial do Corriedale é lançado oficialmente na 34ª Expointer


A 34ª Expointer recebeu, na quarta-feira (31/08), o lançamento oficial do 14º Congresso Mundial do Corriedale e da 1ª Mostra e Feira Temática da Lã e Pele Ovina do Rio Grande do Sul, intitulada Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho. Os eventos acontecem de forma paralela, no mês de maio de 2012 em São Gabriel. A solenidade de lançamento aconteceu no espaço Caminhos da Integração, organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Durante a abertura do evento, o presidente da Cooperativa Tejupá e da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale (ABCC), Carlos Kleber, disse que ambos os eventos colocarão São Gabriel e região sob a ótica internacional. “Esperamos todos de braços abertos neste grande evento. Sem dúvidas, a ovinocultura está em um momento muito positivo. Sendo pessimista, temos no mínimo uma previsão de dez anos de trabalho intenso nesta área. Por isso, o produtor que apostar na criação de ovinos terá sucesso”, disse.



O padrão da ovinocultura tem elevado a metade sul do Estado a um nível internacional de reconhecimento. Neste contexto, o Congresso Mundial do Corriedale prevê a realização de painéis de diferentes países produtores de ovinos, como Uruguai, Nova Zelândia, Austrália e Argentina.



O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, destacou a importância de se realizar o Congresso em uma cidade que tradicionalmente produz ovinos. “Historicamente esta região produz ovinos de qualidade. Por isso, além da importância econômica, este Congresso também tem uma importância cultural”, disse.



O Congresso Mundial do Corriedale e a exposição-feira Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho terão como objetivo exaltar as potencialidades da ovinocultura, como a carne e a lã e pele ovina. De acordo com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Jacqueline Bragança, a atividade é uma forma de desenvolvimento sustentável para a Região da Campanha. “Especialmente através do artesanato rural e da gastronomia típica, que tanto valorizam a cultura gaúcha e promovem o turismo rural”, disse.



A exposição-feira Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho vai contar com a participação de 42 municípios de diversas regiões do Estado, através da apresentação de trabalhos artesanais em lã. As atividades têm como proposta fazer um resgate da história da lã no Rio Grande do Sul. De acordo com a assistente técnica estadual de artesanato da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta, o Congresso contará com diversas atividades, como cursos para aprimoramento de técnicas de tecelagem para os artesãos e capacitação para extensionistas da Emater/RS-Ascar, que poderão captar novos conhecimentos para repassar aos trabalhadores rurais da área. “O artesanato em lã está se aprimorando, mas esperamos aprimorá-lo ainda mais”, disse.



Além da exposição-feira, o evento prevê, ainda, concurso de artesanato, oficinas voltadas às técnicas de produção, desfile com a temática da lã e apresentações culturais.



A solenidade de lançamento teve decoração temática, dando destaque para a lã, além de degustação de carne ovina e coquetel.



Escolha de São Gabriel para o Congresso Mundial do Corriedale



Em escolha realizada durante a exposição-feira do Prado no Uruguai, São Gabriel recebeu o direito de sediar o 14º Congresso Mundial do Corriedale em 2012. Depois disso, os organizadores do evento idealizaram, também, a realização da mostra Caminhos da Lã no Artesanato Gaúcho. De acordo com o presidente da ABCC, Carlos Kleber, a raça corriedale produz tanto carne como lã apropriadas para a utilização do mercado.
 

por Felipe Rosa - Jornalista da Emater/RS-Ascar (Regional Bagé)
Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi