Ranking - Regulamento
GIRA PELAS CABANHAS ALEGRETE, URUGUAIANA E SANTANA DO LIVRAMENTO


1º DIA – Saída de São Gabriel em direção a Alegrete

 

1ª Parada – CABANHA SÃO MARCOS
Os corriedalistas foram recebidos pela família de Ciro Manuel Andrade Freitas. A esposa Lili, os filhos Cirinho, Christina e Carmela, mais netos e funcionários. Ciro, com sua maneira peculiar de ser, deu uma verdadeira aula de sabedoria ao mostrar seu criatório, com categorizado plantel. Com vontade de ver velos e estrutura corporal, os muitos criadores que lá se encontravam não pouparam suas forças e foram para dentro das mangueiras, revisando os animais, trocando opiniões, discutindo sobre finura de lãs, assunto que se tornaria o grande mote durante toda a semana. Frase do anfitrião muito apreciada por todos: “Vamos afinar sem desafinar”.

 

2ª Parada: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO
A potente GAP São Pedro recebeu a todos, primeiramente mostrando sua criação de bovinos Braford e Brangus, diretamente nos potreiros, mais tarde os ovinos corriedale e os cavalos crioulos. Os casais Ângela e Kajú, Marcia e Rodrigo, filhas e genros de Maria Helena e Eduardo Linhares, foram os anfitriões, apresentando os animais.
Os criadores presentes ficaram impressionados com a qualidade dos animais, a alta genética e a dedicação dos proprietários, que receberam os convidados com uns gostosos bolinhos de arroz e um caprichado choripan. Bombons e rapadurinhas completaram as delícias oferecidas embaixo de uma aprazível sombra.

 

3ª Parada: ESTÂNCIA DA ORDEM
Chegar na Ordem foi um momento impactante, tropilha de tordilhos e um lindo gado para mostrar e encantar os olhos. Os irmãos Machado com suas famílias receberam com fidalguia e calor humano.
O rebanho encheu as mangueiras e também os olhos dos presentes. Ovelhas e borregas com excelente conformação, velos calibrados e carneiros de excelente procedência foram apreciados, proporcionando outro momento de intensa revisão.
Ao cair da tarde, após uns deliciosos pasteís e uma mesa com gostosas guloseimas, saímos em direção a Uruguaiana, sem antes registrar em foto a fraterna amizade entre corriedalistas de várias nacionalidades.

 

FIM DA PRIMEIRA JORNADA
Uma agradável recepção foi organizada pela Casa da Ovelha de Uruguaiana, no salão da Pastoril. Delicioso menu com pratos de carne de ovelha foram apresentados para deleite de todos. Em um ambiente descontraído, onde não faltou momento de homenagem a Pedro Roberto Bofill, merecedor de nosso respeito na criação do Corriedale.
Com a presença do Prefeito Municipal, Sanchotene Felice, também do Secretário de Agricultura Cicico Dornelles e do Presidente da Associação e Sindicato Rural, a noite acabou em muito samba, com a apresentação da Escola de Samba, Tri Campeã do Carnaval de Uruguaiana, Cova da Onça, que fez muita gente dançar.
Aos poucos as pessoas foram se retirando, pois na manhã seguinte a programação teria sequência.


2º DIA – SAÍDA DE URUGUAIANA


1ª Parada – Planta da Paramount Texteis
Visita ao complexo da Paramount Texteis em Uruguaiana, ciceroneados por Claudio Bortollini, José Antônio Dias e outros dirigentes. A planta da antiga Valuruguay está sendo alugada pela Paramount e lá podemos ver desde a lavagem da lã até a confecção dos tops, maneira como são embalados para posterior comercialização. Como foi explicado pelo próprio Bortolini, o maquinário não é moderno e muito dos serviços precisam da mão de obra operária.
Após a visitação foi oferecido um gostoso café, sucos e refrigerantes, acompanhados de gostosos petiscos e neste momento foram feitas perguntas por parte dos participantes, todas elas respondidas com franqueza por Claudio Bortolini. Na despedida os agradecimentos da ABCCorriedale e da co-irmã uruguaia.

 

2ª Parada – Estância e Cabanha Santa Ângela
Continuando a gira, todos foram direcionados ao caprichoso estabelecimento da Cabanha Santa Ângela, de José Luiz Marona Pons, onde fomos recebidos com a mais alta distinção. Em um ambiente preparado com muito cuidado, deve ser destacado o trabalho feminino da esposa, filha e nora do proprietário. Detalhes de decoração, cuidados com os corriedalistas e excelente almoço foram observados por todos que lá estiveram.
No início da visita foi apresentado pelo filho Frederico um áudio visual das propriedades e suas criações, tanto em bovinos, equinos e ovinos, bem como o lado agrícola com a plantação de arroz e pastagens. Ficou evidente o alto nível tecnológico e genético aplicado na Santa Ângela.


O ponto que merece ser destacado foram as palavras firmes e apaixonadas de Frederico, que evidenciaram sua vocação para a ovinocultura, emocionando os presentes com suas colocações.
Carneiros, borregos e borregas foram colocados em bretes para apreciação dos participantes, bem como um lote grande de ovelhas pode ser analisado em uma mangueira próxima.
Na despedida, a tradicional foto dos corriedalistas marcou a passagem pela Santa Ângela, deixando a certeza de que o futuro está assegurado com a participação de jovens e entusiastas defensores da ovinocultura.

 

3ª Parada – Parque da Pastoril de Uruguaiana
Organizada pela Casa da Ovelha de Uruguaiana, sob o comando de Lauro Fittipaldi, que pode contar não só com o apoio de sua família, bem como com todos os ovinocultores da região, foi realizada uma mostra de animais de diversas cabanhas. Na pista central, muito bem arrumada, foram colocados em pequenos bretes animais representando os criatórios das Cabanhas Nova Esperança, Estância São João, Letícia, Três Marias, Recreio e Floresta.


Após rvisão dos animais, Lauro provocou uma reunião dos presidentes das Associações, assistida por todos os interessados, aonde foram debatidos vários assuntos, tendo se sobressaído a questão finura da lã.
Em uma tarde calorosa em ambos os sentidos, foram todos obsequiados com deliciosos salgadinhos e docinhos, acompanhados de café, chá e também a nossa apreciada caipirinha. Com este evento encerrou-se a etapa da gira em Uruguaiana e a ABCCorriedale parabeniza e agradece o esforço de todos os ovinocultores participantes.

 

3º DIA – SAÍDA PARA LIVRAMENTO

Parada única – Cabanha São Pedro
Falar na São Pedro e não reverenciar José Carlos Mazza Wetternick seria imperdoável. Estar em seu estabelecimento traz uma lembrança muito forte daquela pessoa ímpar em sua maneira de ser e rememora sua dedicação à raça Corriedale.


Uma manhã que teve chuva e vento, mas que não estragou a bela apresentação das cabanhas, que trouxeram seus animais para a apreciação de todos. Além da São Pedro, hoje capitaneada por Claudio Wetternick, estiveram presentes as destacadas Santa Úrsula, Serra Nova, Nova Querência, Artigas e Nova Aurora. Nesta etapa os visitantes puderam apreciar rebanhos maiores, por todo lado havia ovelhas.
Muitos foram os cuidados para bem receber os corriedalistas – linda lembrança entregue por Lia Escosteguy da Cunha, a continuidade de Helena a frente do rebanho que por muitos anos foi administrado por seu pai. A apresentação da Nova Aurora, tendo o comando de Gastão, tendo a companhia de seu filho e de seu irmão.

Jorge Antônio Guerra, Francisco Magalhães e filhos também mostraram sua produção e plantéis. A família Brochado uniu-se nesta empreitada, mostrando a união dos corriedalistas de Santana do Livramento, município que possui o maior rebanho do Estado. A visão geral de importantes criatórios foi um ponto alto nesta gira.
Mais uma vez a hospitalidade gaúcha foi evidenciada em ambiente esmerado, onde todos puderam saborear um delicioso churrasco, sem deixar de destacar a farta mesa de doces, que deleitaram os presentes.


Com chave de ouro foi encerrada a gira do 14º Congresso Mundial do Corriedale, orgulhando os criadores brasileiros e deixando nos estrangeiros uma admiração pela genética aqui encontrada.


No caminho de volta a São Gabriel muitas foram as considerações e os comentários. Um descanso merecido seguiu-se para o enfrentamento de mais três dias de Congresso.


 

GIRAS – | Jantar Uruguaiana | Estância da Ordem | GAP São Pedro | Cabanha São Marcos | Conjunto de cabanhas na Pastoril | Santa Angela | Paramount | Serra Nova | São Pedro | Santa Úrsula | Santa Filomena | Nova Querência | Nova Aurora | Brochado | Artigas | Livramento |

Voltar para notícias

Publicidade








Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, Todos os direitos reservados. © Copyright 2010
Fone (55) 3232 58 55 - Rua Coronel Sezefredo, 287 - São Gabriel - RS - CEP 97300-000 | Desenvolvido por Fernovi